sábado, 27 de janeiro de 2018

Literacia Fílmica - Holocausto

Ainda no âmbito do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, as bibliotecas escolares expuseram, na EB D. Duarte e na EB Dr. Azeredo Perdigão várias sugestões cinematográficas sobre o tema.
Consideramos que um tema tão dramático e revestido de uma enorme falta de humanidade não pode ser esquecido para que não se repita nunca mais. 
«Para quê lembrar tudo isto, para quê um Dia de Memória? Será que somos capazes de tirar algum ensinamento de tudo isto? Sinceramente, não sei. Mas sei que embora a memória seja falível, o conhecimento é indispensável. Não para termos “pena” das vítimas, mas para entendermos os sinais da tragédia nas nossas sociedades actuais.
Parafraseando Imre Kertész no seu discurso de atribuição do prémio Nobel em 2002: “O problema de Auschwitz não é o de saber se devemos manter a sua memória ou metê-la numa gaveta da História. O verdadeiro problema de Auschwitz é a sua própria existência e, mesmo com a melhor vontade do mundo, ou com a pior, nada podemos fazer para mudar isso”.» 
Fundadora da Associação Portuguesa de Estudos Judaicos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo contacto.